Maraú

CONHEÇA UM POUCO DO EMPATA VIAGEM, UMA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MARAÚ

0

No último dia 20 de novembro foi comemorado o “Dia Nacional da Consciência Negra” em homenagem ao herói nacional negro Zumbi assassinado em 1695. Escravo, foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. E a Prefeitura De Maraú divulgou nos últimos dias, um pouco sobre cinco comunidades certificadas como remanescente de quilombo pela fundação palmares. Hoje, vocês irão conhecer um pouco da 6º e última comunidade quilombola do município, a região do Empata Viagem.

EMPATA VIAGEM

O Quilombo de Empata Viagem fica na zona rural de Maraú, porém, a cidade que serve como referência a esse povo é Ubaitaba. A comunidade foi certificada pela fundação palmares em 21 de outubro de 2005. As famílias estão distribuídas nas localidades do Pé de Serra, Domingos Branco, Baixa Funda, Rua de Palha, entre tantos outros e os “parentes hoje ocupam a maior parcela desse território.

A comunidade é grande, são 455 famílias na região. O nome da comunidade vem da história da rancharia que havia no local, onde tropeiros paravam para descansar, se divertirem e passarem a noite, nisso a viagem atrasava, por isso o nome Empata Viagem. A população vive da agricultura familiar com a produção de cacau, banana e do cultivo e derivados da mandioca. O local possui uma grande escola municipal bem estruturada chamada de Vitório Magalhães.

You may also like

More in Maraú

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *