Barra Grande

Articulação do deputado federal Raimundo Costa rende asfaltamento da BR 030

0

Trecho Maraú ao entrocamento de Ubaitaba receberá o tão aguardando asfaltamento

Após articulação do deputado federal baiano, Raimundo Costa (PL-BA), foi publicada no dia 25 de novembro, a aprovação da delegação de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia (Dnit/BA) para o (Dnit) Estadual da Bahia, onde autoriza o asfaltamento do trecho Maraú ao entrocamento de Ubaitaba.

No dia 25 de setembro de 2019, o deputado federal Raimundo Costa (PL-BA) convocou audiência pública na Comissão de Turismo para tratar do assunto BR 030. Na oportunidade, estavam presentes Gracinha Viana, prefeita de Maraú, Bráulio Lucena, representante do (Dnit/BA) e Robson Napier, Secretário Nacional de Estruturação do Turismo na época.

Entendendo a urgência do problema, o parlamentar da pesca junto a bancada da Bahia, alocaram R$ 20 milhões para dar início às obras de asfaltamento do trecho. Entretanto, com o início da pandemia do novo coronavírus, foi necessário a realocação do recurso para o enfrentamento ao COVID-19, priorizando a saúde.

Em outubro passado, através de uma reunião remota com Tarcísio Gomes, Ministro da Infraestrutura do Governo, e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/BA), foi externado a continuidade do deputado Raimundo Costa em mobilizar mais uma vez a bancada dos deputados da Bahia. “Sou um parceiro do governo federal naquilo que julgo bom para os brasileiros, e certamente essa obra vem para impulsionar o turismo da região, mas sobretudo para dar dignidade ao nosso povo marauense”, completou Raimundo Costa.

De acordo com o superintende regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia (Dnit/BA), Amauri Sousa Lemos, até o início de 2021 já terá sido escolhida, através de licitação, a empresa que dará início as obras. “Aprovamos o projeto da BR 101 até Maraú, e a diretoria executiva do DNIT me deu autorização pra fazer a licitação. Nós estamos tomando o procedimento pra elaboração do edital, e ouvir a Procuradoria. A tendência, se ocorrer tudo bem, é a que a gente tenha uma empresa contratada até o final do ano, ou início do ano que vem”, garantiu o superintendente.

Maraú é uma das cinco cidades da Bahia sem acesso pavimentado. Há muitos anos esperava-se manutenção no trecho. “O terror de turistas e moradores” como assim era dito por quem ali passava. Muita lama e barro que dificultam o trânsito, e o estende por milhares de quilômetros, trazendo insegurança a motoristas. Essa realidade está com os dias contados.

You may also like

More in Barra Grande

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *