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AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MARAÚ CONTRA  A COVID-19

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Maraú começou a se preparar e se organizar para o enfrentamento da pandemia mais cedo do que se imagina, em 19 de março 2020, momento em que o Brasil se encontrava no 22° dia da crise com 647 casos 07 óbitos, a Bahia tinha menos de 100 casos, a Secretaria de Saúde realizou reunião com sua equipe técnica da gestão e profissionais das USFs em parceria com outras secretrias, pra tomada de decisões e criação de plano de contingência.

Prefeitura realizou a desinfecção de espaçõs públicos em todo município.

Foram decididas nessa reunião ações como, criação da barreira sanitária, restrição do turismo, funcionamento e operacionalização das unidades de saúde, implantação de quarentena para “chegantes” viajantes, levantamento das aquisições de caráter urgente para manutenção da proteção de seus profissionais e disponibilização de uma assistência adequada para a comunidade.

Vigilância Sanitária de Maraú realiza fiscalização e orientação do nos meios de hospedagens e comércio em geral.

Hoje 14 de junho de 2020, Maraú apresenta em seus dados epidemiológicos o resultado das ações estabelecidas, dos esforções de seus servidores e da COMUNIDADE que entendeu a importância de colocar em pratica as orientações do Ministério da Saúde. Não podemos impedir a chegada de novos casos, mas podemos mitigar o contágio dentro do nosso município.

Compra de equipamentos de proteção indivudual para todos profissionais da saúde.

O ponto crucial no enfrentamento da crise, se encontra na realização de quarentena para as pessoas que retornam de outras cidades. Os “chegantes” permanecem em sua residência por 14 dias (quarentena), período em que a COVID-19 pode se manifestar.  Sendo oportunizada, a realização do isolamento (se necessário), para assim minimizar a possível disseminação do vírus em nosso município.

A Prefeitura de Maraú, através da secretaria de saúde realiza a medição da temperatura corporal das pessoas que tentam entrar na península.

Veja as principais ações até agora:

 

Gestão da saúde

  • Declaração do Estado de Emergência em Saúde, que deu mais agilidade para implementação de serviços necessários ao combate do novo coronavírus.
  • Alteração de fluxo nas Unidade Básicas de Saúde: separação das pessoas que procuram atendimento ainda na porta de entrada, entre os que apresentam sintomas da covid-19 e os que apresentam sintomas de outras doenças.
  • Disponibilização de números de telefone, via aplicativo What’sapp (73) 9 9965-9338 e (73) 9 9836-5649 para a população tirar dúvidas sobre o Coronavírus.
  • Remanejamento de profissionais: as mudanças permitem colocar mais profissionais na linha de frente contra a covid-19.
  • Obrigatoriedade de uso de máscaras pela população
  • Aumento das compras de álcool gel, luvas, máscaras e demais equipamentos de segurança
  • Instalação de totens com dispenser de álcool em Gel em todas as unidades de saúde
  • Testagem de pacientes sintomáticos em conveniência com protocolos nacionais e estaduais;
  • Testes rápidos para Profissionais da Saúde, Profissionais de Segurança Pública, e contatos direto de casos confirmados
  • Monitoramento dos suspeitos e contatos diretos que estão em isolamento domiciliar
  • Fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos com orientações e abordagens
  • Higienização Sanitária nos bairros da sede e distritos
  • Campanhas educativas nas redes sociais e carro de som
  • Presença da equipe da Saúde em barreiras sanitárias e verificação de temperatura
  • Realiza barreira sanitária no povoado do Caubi, monitorando a entrada e saída de pessoas da cidade.
  • Suspendeu a realização de feiras da agricultura familiar
  • Reforma do PSF de Barra Grande com recursos próprios
  • Realização de desinfecção de veículos na barreira sanitária no Caubi

 

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