Destaque1Destaque3Penísula

Coronavírus: hotéis e pousadas de Barra Grande denunciam cobrança indevida de energia elétrica durante quarentena 

0

Empresas da península de Maraú (BA) denunciaram nesta terça-feira (19) que estão recebendo contas de luz com valor incompatível com o uso de energia elétrica durante a quarentena por conta do novo coronavírus. Relatos de leitores ao Barra Grande 24h dão conta de que estaria ocorrendo aumento significativo nos valores das contas de luz, mesmo sem mudanças significativas nos hábitos de consumo.

“Não estamos com hóspodes e a conta do mês com vencimento de maio veio superior ao mês de abril. Acho que não é justo, porque é um momento que o nosso faturamento cai, chegou a praticamente zero. Então, a gente não tem uma receita na pousada”, explica o empresário Max Santana.

Média de consumo

Em março deste ano, em função da disseminação do coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a suspensão do trabalho dos leituristas em todo o território nacional. A cobrança das demais contas de luz seria feita utilizando a média de consumo dos últimos 12 meses, conforme orientação da Aneel.

Esta alteração tem suscitado questionamentos por parte de alguns consumidores. Mas, diversos consumidores reclamam que os valores estão vindo maiores do que deveriam ser, considerando a média. Os consumidores também relatam que encontram dificuldades para acionar a Coelba para solucionar a questão.

Direitos do consumidor

Advogado especializado em direito do consumidor, Thomás de Figueiredo Ferreira afirma que a determinação da Aneel é no sentido de que a companhia disponibilize ao cliente o envio da leitura para que seja feita a correção da fatura ou compensação do valor pago na próxima fatura. O consumidor que se sentir lesado deve registrar reclamação no Procon, pelos canais online, por exemplo, e na Aneel, pelo telefone 167.

You may also like

More in Destaque1

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *