Turismo

LULA SANCIONA LEI QUE ZERA IMPOSTOS FEDERAIS DO TRANSPORTE AÉREO ATÉ 2026; GOVERNO VAI COBRAR PASSAGENS MAIS BARATAS APÓS CORTE NO QUEROSENE

0

O presidente Lula sancionou, na última quarta-feira (31), lei que reduz a zero as alíquotas do PIS e da Cofins (impostos federais) sobre as receitas do transporte aéreo de passageiros pelos próximos cinco anos. A medida, segundo o Ministério do Turismo, deve representar uma redução de R$ 500 milhões nos custos operacionais da aviação civil brasileira. A informação foi divulgada neste domingo (04), no perfil GOV.BR no Twitter e compartilhada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Além de auxiliar na recuperação das companhias aéreas, mitigando os impactos negativos decorrentes da pandemia da covid-19, a desoneração vai beneficiar o cidadão que quer viajar. A redução dos custos operacionais das companhias aéreas vai evitar o aumento de preços das passagens aéreas, auxiliar na manutenção dos empregos, e, melhorando o ambiente de negócios do setor, auxiliar na atração de novas companhias aéreas para operar no Brasil, gerando mais competitividade e novas vagas.(Giro Ipiaú).

Após a redução no preço do querosene de aviação (QAV) pela Petrobras, o governo pretende cobrar das companhias aéreas para que o preço menor do combustível tenha reflexo nas passagens. A afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em visita a Campina Grande (PB) na sexta-feira (2/6).

“Nós vamos cobrar também de forma muito vigorosa das empresas aéreas que isso chegue na ponta”, disse Silveira. A Petrobras anunciou na quinta-feira (1º/6) redução de 12,6% o preço do querosene de aviação vendido às distribuidoras da estatal. O corte começou a valer no mesmo dia.

Órgãos vão acompanhar efeito nas passagens

O ministro afirmou que haverá um acompanhamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para observar como a redução nas refinarias chegará aos consumidores.

“Não basta um esforço nosso na diminuição dos preços dos combustíveis se essas diminuições forem capturadas na cadeia, ela tem que chegar na ponta, tem que chegar na bomba, tem que chegar na passagem aérea”, disse Silveira.

Na quinta-feira, com a redução do preço do QAV (que já era esperada pelo mercado desde que a Petrobras mudou sua política de preços) e os bons números do Produto Interno Bruto (PIB), as ações de Gol e Azul dispararam e subiram quase 5% na bolsa.

You may also like

More in Turismo

Comments

Comments are closed.