Maraú

DESFILE, APRESENTAÇÕES CULTURAIS E TORNEIOS ESPORTIVOS MARCAM O ANIVERSÁRIO DE MARAÚ

0

 

O desfile cívico do 84º anivérsário de emancipação de Maraú, realizado na manhã da última quarta-feira (30) animou a Sede do município. O evento organizado pela Prefeitura de Maraú, através da Secretaria de Educação com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Secretaria de Agricultura e da Diretoria de Eventos e coordenação de gabinete, foi marcado por diversas apresentações culturais e históricas locais.

Em frente ao palanque oficial armado no praça, a tradicional Filarmônica Lira da Conceição abriu as apresentações com execução do hino nacional e do hino de Maraú. A cerimônia contou com discurso do prefeito Manassés, da Secretária de Educação, Hozana Ramos do presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Ferreira Mota, vereador Vado e com a presença do vice-prefeito Neto da Madeireira.

As apresentações começaram com a ala das Bandeiras: Alunos do Dr. Antenor Lemos carregam bandeiras do Brasil, Bahia, Maraú, Brasão e do Dr. Antenor Lemos abrindo nosso desfile em homenagem ao dia da cidade, com o tema – Maraú és meu orgulho de forma infinita.Com a música Maraú de Zeca Aquino, alunos representam na dança as belezas e encantos que essa cidade traz.

Mandú e Mascarados: Mantendo a tradição centenária, temos a cerca de 12 anos a representação de Tulio Felipe Santos Soledade mantendo os foliões que são vistos durante os festejos carnavalescos.

Terno de Reis: As jardineiras. O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as ruas da cidade e visitam as casas durante o cortejo.

Em Maraú, durante muitos anos, esta importante manifestação cultural ficou esquecida, sendo regatada apenas no ano de 2000 por um grupo de senhoras ligadas á Igreja Católica com o nome de TERNO DE REIS AS JARDINEIRAS.

APRESENTAÇÃO DO SEGMENTO DA LEI ALDIR BLANC – com desfile do terreiro Demin no Keto, Oxum apara Demim da modalidade angola e do terreiro ‘Dado por Deus’ de responsabilidade de Maria da Hora, da modalidade Umbanda.

Pelotão da Secretaria de Desenvolvimento Social, através dos jovens do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com apresentações da puxada de rede, maculelê e samba de roda com o professor Edcarlos.

A Escola Altanira Mauro Ribeiro fez sua apresentação com o tema: É de pequeno que se aprende tua história”. As crianças representaram grandes nomes de personalidades da história do município como de ex-prefeitos e prefeitas, entre outros.

Os profissionais da Secretaria de Saúde foram homenageados pelo trabalho prestado durante a pandemia da COVID-19.

A agricultura familiar do município esteve representada pelos produtores rurais das associações do Oricó Mirim, Minério, Burizinho, Empata Viagem, Baetés, duas associações da Santa Maria, assentamento Luzitânia, além da coperativa de mulheres da Ponte do Sul.

O prefeito Manassés acompanhado da primeira-dama, Rose Moreno e do secretário de Agricultura, Mica, prestigiaram a feira da agricultura familiar.

Por fim, as apresentações dos atletas do município com os jovens participantes do projeto de canoagem e da equipe de Karatê. O evento contou com a presença dos Secretários de Turismo, Leco Levita, Saúde, Juliana Lemos, Finanças, Tinho e Administração, Antônio Carlos, além da presença dos vereadores, Gilran, Augusto, Dudu, Paulino, Deise, Liliano, Jajá e da Delegada da Polícia Civil, Dra Andréa Oliveira e da Tenente Mariana, comandante da PM de Maraú.

Prefeitura Municipal de Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA

 

 

 

You may also like

More in Maraú

Comments

Comments are closed.