Maraú

JORNADA PEDAGÓGICA DE MARAÚ SERÁ REALIZADA ENTRE OS DIAS 21 E 24 DE FEVEREIRO

0

O Município de Maraú, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizará a Jornada Pedagógica 2022, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2022, na sede e nas unidades escolares, conforme a programação.

É sabido que estamos vivenciando um período de pandemia, que se instalou no mundo inteiro, desde o ano de 2020. Além desse contexto pegar todos de surpresa, fez com que nos adaptássemos a essa nova realidade, sempre com o compromisso, o cuidado e a responsabilidade pela preservação da vida e do direito fundamental à Educação.

Referente ao planejmaneto e organização do trabalho pedagógico para o ano letivo de 2022, faz-se necessário o retorno presencial às aulas e atividades educacionais que devem ser a prioridade do Município em todas as modalidades e etapas, considerando os déficits de aprendizado constatados desde o ano de 2020 e, também, para evitar ainda mais as desigualdades na aprendizagem dos estudantes.

Dessa forma, a Jornada Pedagógica 2022 traz como tema: “Inclusão, Igualdade e Equidade: ressignificando saberes, fortalecendo novas práticas”. Tendo como objetivo o fortalecimento do compromisso dos educadores em assegurar uma aprendizagem significativa e contextualizada para todos os estudantes, bem como, proporcionar saberes reflexivos e dialógicos acerca do Ensino Híbrido. Assim como, discutir e propor estratégias para garantir os direitos de aprendizagem, considerando um currículo vivo e inclusivo, um planejamento reflexivo para uma Educação que visa a Equidade.

No primeiro dia, 21 de fevereiro, o evento terá início às 8h30min com o credenciamento na Quadra do Colégio Drº Antenor Lemos, e a partir das 8h30min, a abertura oficial, a apresentação cultural, seguido com a palestra Master de Abertura com o tema “Reflexão entre o Sentir e o Aprender na Ressignificação de Novas Práticas Pedagógica”. E ao longo deste dia, seguirá com as demais palestras sobre “Ensino Híbrido: desafios e novas possibilidades na organização das práticas pedagógicas” e “Gestão de Pessoas no Setor Público Municipal como Mudança de Paradigma na Contemporaneidade Brasileira”.

No segundo dia, 22 de fevereiro, serão realizadas 09 oficinas pedagógicas por Etapas e Modalidades de Ensino para os professores, gestores e vice gestores escolares e coordenadores pedagógicos, com duração de oito horas com temáticas específicas.

E nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Jornada Pedagógica continuará nas unidades escolares e núcleos com a realização do planejamento e organização pedagógica para o retorno às atividades educacionais no modelo híbrido, preparando o acolhimento socioemocional dos profissionais da educação, dos estudantes, dos familiares, preparando as boas-vindas para todos, assim como, organizando apresentação e estudo dos Protocolos de Biossegurança e Pedagógicos.

Serão socializados, também, o Calendário Escolar 2022 e elaborado um Plano de Ação para o retorno no Modelo de Ensino Híbrido e Presencial. Ações como: elaboração de cronograma, projetos em alinhamento com a Proposta Pedagógica serão pauta para os dias nas Unidades Escolares, visando o início do ano letivo do Sistema Municipal de Educação de Maraú – Bahia, que ocorrerá em 07 de março de 2022.

Prefeitura Municipal De Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA

You may also like

More in Maraú

Comments

Comments are closed.