Geral

REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DE MARAÚ SERÁ APRESENTADO DIA 21, ÀS 09H NO CRAS

0

O processo de (re)elaboração do Referencial Curricular Municipal de Maraú reflete uma oportunidade para os profissionais da educação, os familiares e comunidade em geral participar de forma democrática, dialógica, colaborativa e transparente neste processo vivo e dialético, pois será um momento que definirá as orientações e diretrizes  didático-pedagógicas dos percurso educativo.

A organização curricular vem sendo discutida no que diz respeito a sua estrutura, através de diálogos entre Secretaria Municipal de Educação, equipe técnico-pedagógica, gestores escolares, docentes, representantes das associações das comunidades remanescentes de quilombo.

Este Documento Referencial Curricular representa a identidade do município, contando com a participação dos professores, a valorização da sua prática e a busca constante em adequar o documento as especificidades dos alunos. A finalidade deste documento é “realizar ação formativa conjunta para que todos os municípios baianos possam construir e terem homologados seu Referencial Curricular, preferencialmente, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia, contemplando adaptações/ contextualizações locais e territoriais” (BAHIA, 2020, p. 6).

Neste processo, importante apoio foi disponibilizado pelo Programa ProBNCC, resultante da adesão feita pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Maraú. Esta ação foi desenvolvida em regime de colaboração com o Programa Programa de (RE) elaboração dos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos, instituído pela SEC-Ba, a UNDIME-BA e a Fundação Itaú Social.

O Referencial Curricular de Maraú foi construído a partir de diálogos e debates educacionais tornando significativo para todos, servindo de apoio aos projetos educativos das escolas da rede, ao planejarem suas práticas pedagógicas, fundamentando o trabalho dos docentes, para que desenvolva uma educação de qualidade e que atenda às necessidades dos nossos alunos. Este documento vem sendo discutido desde Outubro de 2019, organizando a Comissão de Governança de Currículo e Avaliação, promovendo diversos encontros formativos para os integrantes desse processo, fomentando discussões e reflexões sobre concepções de currículo e abordagens pedagógicas do município, adequada para cada modalidade e etapas de ensino.

LOCAL: CRAS DE MARAÚ

DATA: 21 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 09hs

 

 

You may also like

More in Geral

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *