BahiaCosta do DendêDestaque1

Secretaria do Turismo e Desenbahia lançam linha de crédito no valor de R$ 32 milhões para setor turístico baiano

0

Uma linha de crédito no valor de R$ 32 milhões foi anunciada na manhã desta quarta-feira (1°) pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, juntamente com o presidente da Desenbahia, Francisco Miranda, para os empresários e profissionais do setor turístico.

Liberado pelo Fundo Geral do Turismo – Fungetur, o recurso está sendo disponibilizado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia, contemplando três linhas de apoio: investimento, aquisição de bens e capital de giro.

Na reunião, o secretário Fausto Franco explicou que convidou os representantes das entidades de classe do turismo, para que a equipe técnica da Desenbahia esclarecesse as formas de acesso ao recurso, exigências e documentos necessários para pleitear o crédito, “por entender a urgência do setor, face aos impactos causados pela pandemia provocada pelo Covid 19”.

Durante sua apresentação, o presidente da Desenbahia,  Francisco Miranda, ressaltou que estão trabalhando no sentido de flexibilizar algumas exigências, e disse que já reduziu vários documentos, além da maioria ter a possibilidade de ser entregue por e-mail. Outra flexibilização se refere à garantia e à forma de avaliar as condições financeiras das empresas.

As formas das linhas de financiamento são diferenciadas para apoiar o setor . E exemplificou dizendo que para capital de giro o prazo é de até 60 meses para pagar com 12 meses de carência. Já no caso de investimentos, o prazo  pode chegar a 60 meses de carência.

Após os questionamentos dos representantes das entidades classe, o secretário Fausto Franco ressaltou que a Setur fará a intermediação entre as entidades de classe do setor visando uma maior agilidade ao processo junto à Desenbahia.

E lembrou que um dos pré-requisitos é que a empresa seja registrada no Cadastur, sistema de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo, obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos, além de guias de turismo.  Cabe à Secretaria do Turismo do Estado (Setur) orientar e avaliar a documentação necessária e enviá-la ao Ministério do Turismo-MTur, tudo de forma online.

Desenbahia – Vinculada à Secretaria da Fazenda, a Desenbahia é um instrumento de política estadual de desenvolvimento que apoia e ajuda a viabilizar, com soluções financeiras e técnicas, projetos de interesse socioeconômico.

Além  da sede em Salvador, a Desenbahia dispõe de Gerências de Desenvolvimento nos municípios de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Vitória da Conquista e Irecê.

You may also like

More in Bahia

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *