BahiaMaraúPolícia

PREFEITO MANASSÉS, APEMA E COMANDANTE GERAL DA PM INAUGURAM BASE DA CIPE CACAUEIRA EM MARAÚ

0

Uma base avançada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cacaueira foi entregue, na manhã da última sexta-feira (15), no povoado do Caubi, para a população de Maraú. O espaço vai abrigar policiais da unidade especializada em operações rurais e de difícil acesso.

A unidade foi construída e reformada pela APEMA – associação de amigos da Península de Maraú e conta com apoio da Prefeitura de Maraú para o funcionamento pleno. A nova instalação propiciará as condições necessárias para que o Policiamento Especializado da Polícia Militar da Bahia possa, cada vez mais, prestar um serviço de excelência à população do município.

Participaram da cerimônia o prefeito de Maraú, Manassés Souza, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o comandante da Cipe Cacaueira, Major Fábio Rodrigo, Haroldo Cardia, presidente da APEMA, o comandante do policiamento da região sul (CPR-S), coronel Vanderval Ramos, comandante da 72º Companhia Independente da Polícia Militar, Major Hosannah, a Delegada Titular de Maraú, Andrea Oliveira, Secretário de Turismo do município, Leco Levita, a primeira-dama Rose Moreno, presidente da Câmara de Maraú, Osvaldo Ferreira Mota, entre outras autoridades.

A Base foi batizada em homenagem ao 1º Sgt Jorge Carvalho pelo destaque e exemplo de conduta, companheirismo e camaradagem durante seus 15 anos na Cavalaria do 15°BPM e 16 anos de CAERC, sendo um dos seus fundadores e pioneiros.

Desde a Serra do Conduru em 15 de janeiro de 2006, quando iniciava o 1º CAESP, o “MESTRE JORGE”, demonstrava suas habilidades com técnicas de sobrevivência na mata, atuando como instrutor e MESTRE; foram 07 Cursos de Ações Especiais na Mata Atlântica, e inúmeros alunos integrantes dos turnos de cursos como o COPES, COR, CTO, COT/COE – Policia Civil, dentre outros.

O prefeito Manassés falou sobre a vocação turística do município e para o gestor, não há turismo sem segurança pública e infraestrutura. Manassés ainda parabenizou o Major Fabio Rodrigo pela capacidade de estar a frente da Cipe Cacueira e que acredita nas forças de segurança para conter o avanço da violência na região.

A prefeitura irá manter o compromisso com a polícia militar. Assinamos o convênio com a SSP-BA que nos proporciona essa capacidade de ofertar esse suporte a polícia, com alimentação, combustível entre outros. Temos funcionário, equipamentos, servidores para preparar a alimentação da tropa e pode ter certeza que Maraú está de portas abertas sim.” Finaliza o prefeito.

Preocupado com os altos números de assaltos na BA-001, o prefeito Manassés cobrou do coronel uma atenção especial da PM com esse trecho da rodovia. Manassés solicitou um posto da Polícia Rodoviária Estadual no trevo da BA-001 com a BR-030.

SEGURANÇA PÚBLICA NA ZONA RURAL 

O gestor falou sobre a dificuldade da PM de Maraú em atender as demandas na zona rural. Para isso, Manassés anunciou que vai entregar para a polícia, uma casa equipada com todo suporte necessário no distrito de Ibiaçú, para que a polícia militar por meio da ronda rural, faça o policiamento ostensivo aos fins de semana na região do Tabuleiro, Piabanha e demais localidades circunvizinhas. Para isso, o prefeito solicitou um reforço policial ao comandante geral da PM que se mostrou sensível a demanda.

APEMA 

De acordo com o presidente da APEMA, Haroldo Cardia, sem a presença da Polícia Militar não haveria uma sociedade organizada e que a associação detém de muito respeito pelas forças de segurança. Haroldo destacou ainda o trabalho conjunto com o prefeito Manassés no qual têm tido um boa relação que vem gerando avanços importantes para o município.

“A sociedade só sobrevive quando há união com o poder público e sociedade civil e organizada. APEMA foi constituída pensando nisso. Fizemos uma doação de um drone e dois kits para cães farejadores que irão ajudar no combate ao tráfico de drogas.” Disse Haroldo.

COMANDANTE GERAL DA PM DA BAHIA

O Coronel Paulo Coutinho, comandante geral da Polícia Militar falou sobre as dificuldades da polícia. Para o coronel, ninguém faz policiamento turístico e de multidões melhor que a PM da Bahia.

“Nosso know how é pro mundo. E se aqui, existe uma carência presencial, logo será sanada. Seja no policiamento extraordinário, seja com a formatura dos mil policiais militares que está em andamento e vamos chamar mais 1,700 no início do próximo ano” Disse o comandante.

COMANDANTE DA CIPE CACAUEIRA

O Major Fábio Rodrigo, comandante da Cipe Cacaueira, falou sobre o trabalho da tropa em frustrar um assalto ocorrido na BR-030 no dia anterior a inauguração.

“Nossa tropa frustou um assalto a um caminhão na BR-030, e na sequência um confronto e essa tropa labutou com energia pondo em risco a própria vida no confronto armado é a mesma tropa que está aqui recepcionando o senhor agora. A operação terminou às 06h da manhã, com êxito, dois resistentes, armas apreendidas e agora às 10h estamos com pé firma como o senhor, no barro!” Disse o comandante.

O major ainda agradeceu a parceria com a APEMA e prefeitura e que a tropa irá auxiliar com energia os militares da 72º CIPM que atuam em Maraú, no combate ao crime.

Prefeitura Municipal de Maraú
GOVERNO – O PROGRESSO CONTINUA

You may also like

More in Bahia

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *