Geral

Dono de balsa se afoga em Rio de Contas, e mortes por chuvas na Bahia chegam a 18; barragem rompe em Jussiape

0

As chuvas que atingem a Bahia causaram o rompimento de duas barragens e a morte de mais uma pessoa neste fim de semana, elevando o número de vítimas para 18 desde novembro. Segundo o governador do estado, 37 dos 417 municípios do estado têm comunidades inteiras debaixo d’água.

A 18ª morte foi a do dono de balsa Olivan Alves Mota, de 60 anos, que afogou-se neste domingo (26) no Rio das Contas, em Aureliano leal, no Sul do estado.

Os rompimentos de barragem ocorreram em Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo. Moradores foram orientados a deixar suas casas.

“Nós temos 37 cidades com várias comunidades embaixo d’água”, disse o governador Rui Costa (PT), que pela manhã sobrevoou cidades atingidas acompanhado pelo ministro da Cidadania, João Roma.

 

Segundo Roma, as rodovias federais que cruzam o estado têm 8 pontos totalmente ou parcialmente interditados.

Na noite de sábado, moradores de dois bairros de Salvador, Castelo Branco e Sete de Abril, foram orientados a deixar as suas casas por conta do risco de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra.

As sirenes de alerta depois que o volume de chuva ultrapassou 150 milímetros em 72 horas (veja no vídeo abaixo). “Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro vai superar todas as expectativas”, diz Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

You may also like

More in Geral

Comments

Comments are closed.