BahiaCosta do DendêDestaque1Maraú

Ministro da saúde visita Bahia e alerta sobre risco de sarampo no estado

0

G1 Bahia

O ministro da saúde, Henrique Mandetta, afirmou, em um evento realizado em Salvador, nesta sexta-feira (22), que a situação do Brasil em relação ao sarampo é preocupante. Conforme Mandetta, os locais com epidemia da doença estão com baixo índice de vacinação e, se o vírus continuar se propagando, pode ser que chegue ao estado baiano. 

Henrique Mandetta esteve na capital baiana para participar do lançamento nacional da campanha de carnaval de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Monte Pascoal Praia Hotel, no bairro da Barra.

Ainda no lançamento da campanha, o ministro disse que, caso o avanço da doença não seja controlado, o país pode ter impacto em outros setores. “[Se a doença avançar] o Brasil pode perder o certificado de área livre de sarampo. Se isso ocorrer, a gente tem dificuldades de receber turistas, tem dificuldades nos negócios. Os brasileiros para saírem do Brasil vão ter dificuldades, e a gente começa um enfrentamento muito grande para resgatar o programa nacional de imunização de vacina, porque, infelizmente, está muito baixo o nível de vacinação de crianças e jovens brasileiros”, disse.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), neste ano ainda não houve registro de caso de sarampo no estado. Segundo a Sesab, os últimos casos foram registrados no ano passado, na cidade de Ilhéus, no sul do estado, depois que um turista de Manaus chegou infectado no município, e outras duas pessoas ficaram doentes após contato com ele.

You may also like

More in Bahia

Comments

Comments are closed.