WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






Deputado Federal João Bacelar confirma presença em Maraú nesta sexta-feira, 27.

O deputado federal João Bacelar (PL)

O Deputado Federal João Bacelar (PL) confirmou presença na inauguração da Academia do Idoso em Maraú nesta sexta-feira, 27. Na oportunidade, será lançado oficialmente a abertura do processo licitatório para a pavimentação asfáltica da rodovia BR-030, de Ubaitaba à Sede de Maraú.

Estarão presentes, o Superintendente do DNIT, Drº Amauri Souza Lima, o deputado federal Ronaldo Carletto, a prefeita Gracinha Viana, o vice prefeito Drº Léo, o prefeito eleito Manassés, o vice prefeito eleito, Neto da Madeireira, prefeitos e vereadores de toda a região.

Julho de 2021 poderá ter feriado nacional para o carnaval em todo o país

Sem uma data para a chegada da vacina contra o coronavírus, o Brasil não terá o carnaval na data tradicional, entre fevereiro e março. Para não deixar de ter a festa, o país pode acontecer entre os dias 9 e 12 de julho. Segundo informações da Exame, a proposta foi protocolada pelo deputado federal Luizinho (PP-RJ).

Jorge Castanheira, presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, afirmou que as agremiações estão dispostas a fazer a mudança. A data foi escolhida para não bater com Festas Juninas ou com as Olimpíadas.

A condição para que o carnaval possa acontecer é a distribuição de uma vacina. “O deputado federal Luizinho, que preside a comissão de acompanhamento do novo coronavírus, esteve na semana passada na Liga e deu um parecer para poder criar um projeto de lei a nível nacional para que todas as capitais e cidades se reunissem para não atrapalhar as festas regionais como São João, além das Olimpíadas, que vão acontecer na segunda semana de julho”, afirmou Castanheira.

“Ficou acertado os dias 9, 10 11 e 12 de julho se a vacina já tiver sido aplicada. É uma situação inédita, mas necessária. Em São Paulo já é feriado no dia 9 de julho”, lembrou, em referência ao feriado da Revolução Constitucionalista de 1932.

Os eventos nos barracões das escolas terão de seguir protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscaras álcool em gel, além do distanciamento social.

À Exame, o carnavalesco da Mangueira, escola de samba do Rio, Leandro Vieira, falou sobre a Lei Aldir Blanc, aprovada em meio a pandemia para ajudar o setor cultural. “A Lei Aldir Blanc tem entre suas modalidades contemplar eventos virtuais dentro do contexto da pandemia. Então, todas as escolas de samba se prontificaram a escolher os seus sambas enredos de forma virtual. Através de uma live, mas as elas aguardam a confirmação da aprovação na lei. O que é feito tradicionalmente nos quadros nos fim de semana agora será transmitido para o público através de lives. A expectativa é que seja transmitido pela internet para todo mundo e que isso seja feito ao longo do mês de janeiro. E a final que escolherá o samba-enredo oficial será em fevereiro, no período quando aconteceria o carnaval oficial. Que é para preencher essa lacuna”, explicou Vieira.

BAHIA: ACORDO ENTRE PP E PSD PODERÁ EVITAR DISPUTA NA ALBA E UPB

Está sendo realizada uma articulação entre membros do PP e PSD da Bahia para tentar viabilizar um acordo visando a eleição da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e União dos Municípios da Bahia (UPB).

O site apurou que existe uma movimentação para Adolfo Menezes (PSD) ser eleito presidente da ALBA. Já o PP indicaria o novo presidente da UPB. Segundo informações, as conversas estão adiantadas. (Politicos do Sul da Bahia)

Bahia tem cerca de 1,2 mil testes de Covid-19 prestes a vencer; todos serão usados, diz Lacen

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ampliou funcionamento para atender a maior demanda gerada pela epidemia. — Foto: Reprodução/TV Bahia

O estado da Bahia possui 1.198 testes para a Covid-19 que perderão a validade em 21 de dezembro deste ano. Entretanto, todos eles, que são exames são do tipo RT-PCR, serão utilizados, conforme informações do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), gerido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Ainda segundo o Lacen, na Bahia não há testes para vencer em janeiro. O estado fez pedido dos kits em outubro, e todo quantitativo solicitado foi entregue com a validade até 21 de dezembro. O teste RT-PCR é o de maior precisão para o diagnóstico da Covid-19. A análise é feita com base em amostras da região do nariz e da garganta, e indica o vírus ativo, ou seja, a infecção ainda em andamento.

A aproximação da data de validade foi assunto polêmico esta semana no país, após informação de que o Ministério da Saúde armazena, em São Paulo, um estoque com 6,86 milhões de testes para a Covid-19 que podem perder validade até janeiro de 2021.

“Nosso volume é grande. O que nós recebemos já foi solicitado por conta dos meses de novembro e dezembro e vamos utilizar todos”, explicou a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal.

Aplicação dos testes e dados da Covid-19

Segundo o Lacen, no estado, não há falta de insumos para aplicar esses testes. Arabela Leal explica ainda que o laboratório conseguirá usar todos esses testes antes do fim da validade, porque houve ampliação de pessoal na unidade.

“As unidades do Lacen no Brasil não são iguais. Aqui [na Bahia] tivemos incremento e contratação de pessoas. Nós avançamos, aumentamos bastante o número de procedimentos realizados. Para isso houve um incremento muito grande na unidade”, disse.

No início de abril, um mês após o início da pandemia na Bahia, o Lacen tinha capacidade de realizar 500 exames ao dia. No mesmo mês, o laboratório inaugurou em Salvador uma nova ala nova com capacidade para realizar mil testes diários para Covid-19.

Com o passar dos meses, a capacidade aumentou gradativamente e, atualmente, são realizados 3,5 mil testes diários, conforme detalhado no último boletim da Sesab, divulgado na terça-feira (24).

Ainda de acordo com os dados do último boletim epidemiológico da Bahia, foram registrados 1.465 novos casos de Covid-19 em 24h. Segundo a Sesab, são 387.786 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 371.474 já são considerados curados e 8.169 encontram-se ativos.

O número total de mortes desde o início da pandemia é 8.143, o que representa uma letalidade de 2,10%.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES CONFIRMA PRESENÇA EM MARAÚ NESTA SEXTA (27)

Prefeita Gracinha Viana ao lado do Deputado Estadual Eduardo Salles.

O deputado estadual Eduardo Salles confirmou a presença nesta sexta-feira, 27, em Maraú, para participar às 09hs da manhã da inauguração da Academia do Idoso, na sede do município. Na oportunidade estará sendo anunciada a tão sonhada obra de pavimentação da BR-030.

Estarão presentes, o Superintendente do DNIT, Drº Amauri Souza Lima, o deputado federal Ronaldo Carletto, a prefeita Gracinha Viana, o vice prefeito Drº Léo, o prefeito eleito Manassés, o vice prefeito eleito, Neto da Madeireira, prefeitos e vereadores de toda a região.

POLÍCIA CIVIL DE MARAÚ FAZ 1ª PRISÃO PELA NOVA LEI DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Maraú suspeito de maus-tratos contra animais em Maraú, região sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (24). A prisão do homem é emblemática, pois este é o primeiro caso de alguém preso pela Delegacia de após a sanção de Jair Bolsonaro da lei que prevê uma pena maior para o crime contra cães e gatos.

Segundo as investigações, coordenadas pela Delegada Andréa Oliveira, um cachorro estava acorrentado, com uma ferida no pescoço, devido a corrente, exposto ao sol, com resto de comida podre em local sem abrigo de sol e chuva. O animal foi resgatado em um terreno nas margens da rodovia BR-030. Uma pessoa foi autuada já na Lei 1.095/2019.

O animal foi encaminhado para um lar temporário e em seguida para uma clínica veterinária.  “Esperamos que a sociedade entenda que se cometer um crime relacionado ao animal e até a flora, a punição pode ser maior. Hoje praticar maus-tratos aos animais, a pessoa é presa em flagrante e não cabe mais fiança, diante da pena máxima prevista que passou a ser de 5 anos.”, comentou a delegada.

No último dia 29 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, que aumentou a punição para quem comete abuso, maus-tratos e acaba ferindo ou mutilando animais. A pena prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais criada em 1998 previa penalidade de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

SUPERINTENDENTE DO DNIT NA BAHIA ANUNCIA NESTA SEXTA (27) EM MARAÚ, O ASFALTO DA BR-030

Maraú A prefeitura de Maraú convida toda a população do município e região para participar nesta sexta-feira (27), as 09hs da manhã da inauguração da Academia do Idoso, na sede do município. Na oportunidade estará sendo anunciada a tão sonhada obra de pavimentação da BR-030.

Estarão presentes, o Superintendente do DNIT, Drº Amauri Souza Lima, o deputado federal Ronaldo Carletto, a prefeita Gracinha Viana, o vice prefeito Drº Léo, o prefeito eleito Manassés, o vice prefeito eleito, Neto da Madeireira, prefeitos e vereadores de toda a região. A prefeitura conta com sua participação. Não deixe de participar desse ato tão importante para nossa comunidade e região. (ASCOM/Maraú) – Fonte dessa matéria: https://ubaitabaurgente.com.br

novembro 2020
D S T Q Q S S
« out    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia