Bahia

Comitê Científico do NE alerta para aumento da letalidade da Covid-19 na Bahia e alto risco epidêmico no estado

0

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste atualizou a situação dos estados da região. Em um boletim, os especialistas alertam para o risco do aumento da letalidade da Covid-19 na Bahia. O comitê analisou os registros da Covid-19 entre 16 de agosto e 16 de outubro. O boletim assinala que a Bahia seguia em tendência lenta de queda no número diário de infectados e mortes causadas pela doença. No entanto, essa redução foi interrompida na segunda metade de setembro, segundo o Consorcio Nordeste.

A taxa de letalidade teve aumento de 8% nesse período, saltando de 2,02% para 2,18%. Em contrapartida, a média do país nesse mesmo intervalo foi de queda também de 8%, uma redução de 3,23% para 2,95%.

Os especialistas atribuíram o estremecimento da estabilidade ao efeito do relaxamento do distanciamento social, no feriado prolongado da Independência do Brasil. Ainda sob essa perspectiva, o comitê alertou para a necessidade de atenção aos meses de outubro e novembro, que também têm feriados prolongados, além das aglomerações de campanhas eleitorais.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas já havia dito, há cerca de 15 dias, que o aumento das taxas de internação por Covid-19 no interior estava diretamente ligado às aglomerações promovidas por campanhas eleitorais.

Verão e o risco de segunda onda no NE

A Bahia não é o único estado do Nordeste com aumento nas taxas de letalidade. No entanto, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste detalhou que dos nove estados da região, apenas o Rio Grande do Norte teve diminuição do risco epidêmico.

Os especialistas também divulgaram um quadro demonstrativo sobre a situação geral da pandemia nos nove estados. Esse quadro contempla: situação da pandemia, risco epidêmico e número de óbitos. A Bahia aparece com risco de epidemia alto, apesar da situação pandêmica apontar para tendência de estabilização. [Veja quadro abaixo]

Os especialistas pontuaram que o Nordeste tende a atrair turistas europeus no verão e que, com isso, há um risco real de aumento do fluxo de pessoas contaminas pela Covid-19, já que a Europa está em fase de segunda onda da pandemia.

Para que o risco de novos picos de contaminação sejam evitados, o comitê recomendou que os governos estaduais adotem medidas de prevenção, como implantação de equipes de saúde, com aferição de temperatura e testagem rápida nos aeroportos e quarentena de 14 dias para turistas que não tenham atestado negativo de contaminação do novo coronavírus.

Até esta segunda-feira (26), o governador Rui Costa não havia se manifestado sobre atender ou não as recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

You may also like

More in Bahia

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *