Bahia

Bahia criou mais de 3,1 mil postos de trabalho no mês de julho

0

A sistematização de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged ) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) constatou a criação de 3.182 novos postos de trabalho com carteira assinada em julho de 2020 na Bahia. De acordo com a SEI, o resultado decorre da diferença entre 34.820 admissões e 31.638 desligamentos. A autarquia é vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). O resultado ficou acima do verificado em julho de 2019, quando 2.275 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O resultado também é superior ao registrado no mês anterior, quando 2.533 postos celetistas foram encerrados, avalia.

Segundo o compilado, sete setores geraram postos: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.692 postos), Indústria geral (+1.359 postos), Construção (+787 postos), Administração pública (+521 postos), Informação, comunicação e outras atividades (+21 postos), Outros serviços (+5 postos) e Serviços domésticos (+1 posto). Por outro lado, contabilizaram saldos negativos no mês de julho de 2020: Alojamento e alimentação (-971 postos), Comércio (-181 postos) e Transporte, armazenagem e correio (-52 postos)

A análise contatou ainda que, distribuídos nos estados, os novos postos representam ganho de emprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior. De forma mais precisa, na RMS foram criados 392 postos de trabalho no sétimo mês do ano, enquanto no interior foram geradas 2.790.

“Este é um resultado importante, que marca o crescimento da geração de postos de trabalho na Bahia em comparação ao mês anterior e também a julho de 2019, lembrando que estamos em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia do Covid-19. Vale lembrar que lideramos no Nordeste e ocupamos a quinta posição no país, quanto à geração de empregos formais em 2019”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

You may also like

More in Bahia

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *