BahiaDestaque1Destaque2

COVID-19: SUL DA BAHIA TERÁ PRIORIDADE NA INSTALAÇÃO DE REGIONAL DO LACEN, DIZ RUI

0

O sul da Bahia poderá ter uma das unidades regionais do Laboratório Central (Lacen) para análise de testes de covid-19, o que garantiria mais rapidez na divulgação dos resultados dos testes PCR. No final do mês passado, a Sesab anunciou a descentralização para os municípios de Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Guanambi. As unidades reduzem, de 7 dias para até 48h, o tempo de divulgação dos resultados dos testes para pacientes do interior do estado, segundo a direção do Lacen. Hoje, os exames são feitos em Salvador.

Questionado pelo PIMENTA se o sul da Bahia poderá ter uma das cinco unidades descentralizadas, o governador disse que as já instaladas, em Vitória da Conquista e Barreiras, são resultado de estrutura já existentes (Conquista) ou de compras anteriores à pandemia (Barreiras), em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Porém, afirmou que, se as máquinas de análise laboratorial chegarem, a prioridade de instalação será o sul da Bahia, por causa do alto número de casos da doença na região, depois atendendo Porto e Guanambi.

– Nós pedimos para comprar, para alugar outras máquinas, que ainda não chegaram na Bahia. Se elas chegarem, vamos abrir em Outros pontos. Inclusive, a prioridade é a região sul – disse, observando que, por enquanto, o estado e municípios de Itabuna e Ilhéus farão o rastreamento de caso das pessoas que derem positivo com o exame de tomografia para monitorar e antecipar o acolhimento destas pessoas (os exames por tomografia foram anunciados na semana passada em fase de teste).

You may also like

More in Bahia

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *