Mesmo ainda não havendo casos confirmados para o novo coronavírus (COVID-19), em Maraú, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, dá orientações sobre cuidados básicos para reduzir os riscos de contrair ou transmitir o coronavírus. 

A população, por sua vez, tem sido orientada a adotar algumas medidas simples para evitar a contaminação, segundo recomenda a Secretaria Estadual de Saúde. Isso porque, sem uma vacina específica para a prevenção, que seria a forma mais eficaz de evitar o contágio, é importante seguir cuidados básicos, como higienizar sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, após tossir ou espirrar.

Ainda de acordo com as recomendações, é importante utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, utilizando a dobra do braço e evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos.

O novo Coronavírus (Covid-19) vem preocupando a todo o mundo, inclusive os brasileiros. A Bahia registrou 289 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo sete confirmados (4 em Feira de Santana e 3 em Salvador). Outros 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial.
Notificação e Sintomas – Com relação à notificação de casos suspeitos, ela deve ocorrer de forma imediata, a partir do conhecimento da suspeita que se enquadre na definição descrita pelo Ministério da Saúde. A notificação deve ser realizada à Secretaria de Saúde, através dos telefones (73) 9946-9956 ou (73) 3258 – 2415 / 3258 – 2381.
ASCOM – Prefeitura de Maraú