BahiaBarra GrandeCosta do DendêDestaque1Destaque2Destaque5EsporteMaraú

Canoístas de Maraú conquistam 10 medalhas no campeonato brasileiro em Brasília, 6 de ouro, 1 de prata e 3 bronze

0

Delegação de Maraú no Campeonato Brasileiro de Canoagem em Brasília | Foto: ASCOM MARAÚ

A canoagem de Maraú encerrou sua passagem no Campeonato Brasileiro em Brasília com a sua melhor participação da história. Os 10 representantes marauenses garantiram 10 medalhas na competição, garantindo assim, 100% de aproveitamento. Foram conquistadas 6 medalhas de ouro, 1 de prata e 3 medalhas de bronze. Com os resultados, Maraú garantiu o décimo lugar geral na disputa.

Max Santana, jovem canoísta de Maraú ao lado de Isaquias Queiroz | Foto: Darlim Santos

José Júnior, o “Zé Filho” de 44 anos, foi campeão nas três provas que disputou (K1 1000m, K1 500m e K1 200m master). O atleta foi o canoísta marauense com mais medalhas de ouro. Em 2018, Zé Filho conquistou a primeira medalha de ouro no campeonato nacional na categoria K1 Master masculino, em Curitiba, classificando para o campeonato Sul-americano que aconteceu na Argentina, onde o mesmo garantiu 6 medalhas de bronze.

Radija medalha de ouro

Já a jovem desportista Radija Conceição participou das provas na categoria Feminino Menor e garantiu duas medalhas de ouro nos (1000m e 500m ). Com estes resultados, Radija tornou-se a aprimeira atleta marauense a conquistar duas medalhas de ouro no campeonato, despertando assim, os olhares da Seleção Brasileira de Canoagem. 

Salles Luz e Magno Coutinho, medalha de bronze.

Magno Coutinho conquistou duas medalhas de bronze no C1 1000m masculino cadete e no C1 500m. Já no C2 masculino Cadete, no qual fez dupla com Salles Luz, eles também garantiram a medalha de bronze.

Valdenice é uma das grandes apostas brasileira para disputar os Jogos Olímpicos de 2020 no Japão, também fez bonito e garantiu duas medalhas. No C1 200m feminino Sênior, Valdenice que compete por Maraú, voltou a conquistar a medalha de Ouro, comprovando o seu reinado na categoria. Já no C1 500m feminino Sênior, a canoísta, Valdenice Nascimento ficou com a Prata.

A Escola Olímpica de Canoagem de Maraú tem como treinador o experiente Figueroa Conceição, o popular “Figo”, Presidente da Federação Baiana de Canoagem e técnico que revelou o campeão mundial Isaquias Queiroz. O homem que revelou Isaquias Queiroz, agora revela talentos em Maraú.

Além dos medalhistas, também disputaram as provas do Campeonato Brasileiro de Canoagem representando Maraú: Max Santana, Ismael Pinto (5º melhor atleta do Brasil em sua categoria), Jemmis Santana, Leonardo Conceição e Jonas Malta. 

Os dez atletas são patrocinados pela Prefeitura Municipal de Maraú, que vem custeando a viagem da equipe. O projeto de Canoagem em Maraú, foi implantado pela Prefeita Gracinha Viana e tem como técnico, Figueroa Conceição. Graças ao projeto implementado na Gestão da Prefeita Gracinha, os jovens marauenses competem por todo Brasil e até no exterior com todo patrocínio da prefeitura municipal.

Thiago Carvalho que foi o chefe de equipe, Ione Silva, Chefe de Gabinete e o Assessor de Ações do Gabinete, Cleverson Abreu integraram em Brasília, a delegação marauense na competição.

O CAMPEONATO

A competição reuniu mais de 450 atletas e entre eles, os melhores canoísts do país como os medalhistas mundiais Isaquias Queiroz e Erlon Souza. Forama 40 associações inscritas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que teve início na última quinta (29), e foi até domingo (1/9), no Lago Paranoá, em Brasília.

Confira o quadro de medalhas 

  1. K1 1000m masculino Master – José Junior – Ouro
  2. K1 500m masculino master –   José Júnior – Ouro
  3. K1  200m masculino master – José Júnior –  Ouro
  4. C1 1000m feminino menor – Radija Conceição – Ouro
  5. C1 500m feminino menor –   Radija Conceição – Ouro
  6. C1 200m feminino Sênior –   Valdenice Conceição – Ouro
  7. C1 500m feminino Sênior –   Valdenice Nascimento – Prata 
  8. C1 500m masculino Cadete – Magno Coutinho – Bronze 
  9. C1 1000m masculino cadete – Magno Coutinho – Bronze
  10.  C2 1000m masculino cadete – Salles Luz e Magno Coutinho – Bronze

ASCOM – PREFEITURA DE MARAÚ

You may also like

More in Bahia

Comments

Comments are closed.