BahiaCosta do DendêDestaque1Polícia

Camamu: Polícia fecha o cerco contra o crime e reduz em 33% o número de homicídios em comparação a 2017

0
Delegado Titular de Camamu, Gilmar Prates

Delegado Titular de Camamu, Gilmar Prates

 

O número de homicídios registrados em Camamu em 2018 teve uma queda em comparação a 2017. De acordo com dados divulgados pela Polícia Civil, houve uma queda de 33% nos homicídios consumados de um ano para outro. De acordo com o Delegado Titular Gilmar de Meireles Prates, foram registrados 18 homicídios em Camamu durante o ano de 2018, enquanto que 27 homicídios ocorreram em 2017. 

Com relação as tentativas de homicídio, foram 23 ocorrências em 2018, e 21 tentativas em 2017. Teve redução também no número de roubo a onibus que foram 6 em 2017, caindo para apenas 1 em 2018. O número de furtos de veículos teve redução expressiva passando de 16 em 2017, para apenas 3 em 2018 conforme dados divulgados pela Polícia e pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Em entrevista ao portal Barra Grande 24 Horas, o delegado de Camamu fala sobre a situação que acontecia na cidade quando ele assumiu a delegacia. “Quando cheguei neste município, em janeiro de 2017, estava ocorrendo um grande número de homicídios impulsionado pela disputa por território do tráfico de drogas, sobretudo no Distrito de Travessão, motivo costumeiramente responsável por grande parte dos homicídios.

De acordo com o Delegado, o primeiro passo foi o comprometimento da equipe de policiais civis da unidade, para superar as várias dificuldades, e com participação da população, foi identificar os responsáveis por esses homicídios, representando pela Prisão Preventiva de vários criminosos.

O titular conta ainda que contou com o apoio efetivo e da parceira com Polícia Militar, e do coordenador Dr. José Raimundo Neri Pinto por meio da equipe de SI de Valença, obtiveram êxitos no cumprimento de vários desses mandados de prisões no decorrer do ano, retirando das ruas vários desses delinquentes. Alguns deles foram mortos em confronto com a polícia, e outros ainda se encontram foragidos.

“Outro foco que sempre buscamos é dar mais ênfase aos casos de homicídios tentados, pois neles há uma participação efetiva da vítima, possibilitando mais sucesso na identificação da autoria, retirando esse indivíduo das ruas e evitando um possível homicídio.

A consequência dessas ações foi a diminuição do número de homicídios no ano de 2018, que totalizou 18 homicídios, uma redução de 33%, com êxito na identificação da autoria até o presente momento em mais de 60% dos casos. Enfim, a diminuição dos índices é resultado do trabalho conjunto das policias Civil e Militar, do Judiciário, e da população.”

Site: Barra Grande 24 Horas.

You may also like

More in Bahia

Comments

Comments are closed.